As Antilhas são um conjunto de ilhas que se estendem desde perto do estado da Flórida, nos Estados Unidos, até a costa norte da América do Sul. Elas fazem parte da América Central e separam o mar do Caribe (também chamado de mar das Caraíbas, ou mar das Antilhas) do restante do oceano Atlântico. Essa região também é conhecida como Caribe.

Grandes Antilhas

Um grupo de ilhas maiores que fica no noroeste do Caribe é conhecido como Grandes Antilhas. São elas Cuba, Porto Rico, Jamaica e Hispaniola (ou ilha de São Domingos). A ilha de Hispaniola é dividida entre dois países: Haiti e República Dominicana.

Pequenas Antilhas

As Pequenas Antilhas são ilhas menores, situadas a sudeste das Grandes Antilhas. As Pequenas Antilhas setentrionais (no norte) também são conhecidas como ilhas de Sota-Vento. Elas abrangem as Ilhas Virgens Britânicas e as Ilhas Virgens Americanas, além de Anguila, São Martinho, São Bartolomeu, Saba, Santo Eustáquio, São Cristóvão e Névis, Antígua e Barbuda, Montserrat e Guadalupe.

As ilhas de Barlavento ficam ao sul das ilhas de Sota-Vento. São elas: Dominica, Martinica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada.

Bonaire, Curaçao, Aruba e Trinidad e Tobago também fazem parte das Pequenas Antilhas. Essas ilhas ficam próximas à costa da América do Sul.

Outras ilhas

Várias outras ilhas do Caribe não fazem parte das Pequenas nem das Grandes Antilhas. As Bahamas ficam a leste e sudeste da Flórida. As ilhas Turks e Caicos ficam a sudeste das Bahamas. A noroeste da Jamaica se encontram as ilhas Cayman, e Barbados fica a leste das ilhas de Barlavento.

Vínculos com outros países

Existem muitos países independentes nas Antilhas, mas várias ilhas têm vínculos com países estrangeiros. Porto Rico e as ilhas Virgens Americanas são dependências dos Estados Unidos. As Ilhas Virgens Britânicas, Turks e Caicos, as ilhas Cayman, Anguila e Montserrat são controladas pelo Reino Unido. Aruba, Curaçao, Bonaire, Santo Eustáquio e Saba têm vínculos com os Países Baixos. Guadalupe e Martinica integram a França. Os Países Baixos e a França dividem entre si a ilha de São Martinho (chamada Sint Maarten na parte holandesa e Saint-Martin na francesa).

História

Entre 200 mil e mais de 1 milhão de indígenas americanos habitavam a região das Antilhas antes da chegada dos europeus. Em 1492, Cristóvão Colombo desembarcou na região. Ele deve ter aportado primeiro em uma ilha das Bahamas, depois em Cuba e, finalmente, em Hispaniola. Colombo pensou que estivesse na Ásia, na região chamada Índias Orientais, e foi por isso que ele chamou de índios os habitantes das ilhas.

Em pouco tempo os europeus passaram a controlar toda a região das Antilhas. O Haiti conquistou sua independência da França em 1804. Em 1902, a República Dominicana e Cuba também já eram países independentes. A maioria dos outros países das Antilhas alcançou a independência na segunda metade do século XX.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.