Anwar el-Sadat foi presidente do Egito de 1970 a 1981. Ele é lembrado por ter tentado firmar a paz com Israel.

Muhammad Anwar el-Sadat nasceu no Egito em 25 de dezembro de 1918 e se formou na Academia Militar de Cairo em 1938. Em 1950, Sadat uniu-se a um grupo de oficiais militares liderados por Gamal Abdel Nasser. Em 1952, o grupo de Nasser afastou o rei do Egito do poder. Nasser assumiu a presidência e, em 1964, Sadat se tornou vice-presidente. Sadat foi eleito presidente pouco após a morte de Nasser, em 1970.

Como presidente, Sadat teve que lidar com o conflito de longa data do Egito com Israel. Em 1967, Israel tinha invadido e assumido o controle da península do Sinai, uma faixa de terra do Egito. Em outubro de 1973, Sadat liderou o Egito em uma guerra para expulsar os soldados israelenses da península. Israel conseguiu conservar o controle da região, mas Sadat conquistou o respeito dos árabes.

Sadat buscou, então, a resolução do conflito por meio de ações pacíficas. Em 1977, ele fez uma visita histórica a Israel, reconheceu o direito de Israel existir e ofereceu um acordo de paz. Mais tarde, Sadat participou de negociações de paz com o líder de Israel, Menachem Begin. Sadat e Begin dividiram o Prêmio Nobel da Paz em 1978. No ano seguinte, Egito e Israel assinaram um tratado de paz. Foi o primeiro tratado de paz entre Israel e um país árabe.

Muitos árabes odiaram Sadat por ter feito a paz com Israel, que ainda viam como seu inimigo. Em 6 de outubro de 1981, no Cairo, um grupo de soldados egípcios matou Sadat a tiros.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.