Apia é a capital de Samoa, um país insular no sul do oceano Pacífico. Encontra-se na costa norte da ilha de Upolu. Apia é o principal porto de Samoa, e ponto de exportação de carne seca, coco, banana, cacau e café.

Apia se desenvolveu em um porto depois de que missionários e comerciantes europeus chegaram em meados de 1800. Na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, a marinha dos Estados Unidos usou Apia como base.

A antiga casa do escritor escocês Robert Louis Stevenson fica em uma colina com vista para Apia. Hoje é a residência do chefe de estado de Samoa. A população da cidade é de 36.853 habitantes e na área urbana vivem 62.660 pessoas (estimativa de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.