Aracaju é a capital do estado de Sergipe. Localizada no litoral, entre o rio Sergipe, ao norte, e o rio Vaza-Barris, ao sul, a cidade possui 35 quilômetros de praias, como Atalaia, Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro. O clima é quente e úmido, com temperatura média anual de 26°C.

Geografia

Aracaju foi uma cidade planejada. Suas ruas obedecem a um traçado na forma de um tabuleiro de xadrez, extremamente geometrizado, conhecido como “Plano de Pirro”, por ter sido desenhado pelo engenheiro Sebastião Basílio Pirro.

A cidade foi construída em uma região de dunas, brejos e mangues, constantemente inundados. Hoje, o manguezal deu lugar à parte mais nobre da cidade.

Economia

A economia de Aracaju está baseada nos serviços, na indústria e no turismo. Na década de 1960, a cidade se desenvolveu muito, com a chegada da Petrobras (a maior empresa brasileira) para extrair petróleo, em terra e no mar.

História

Por volta do ano 1670, no local onde hoje está Aracaju, perto da foz do rio Sergipe, existia uma vila chamada Santo Antônio de Aracaju. Até meados do século XIX, os portos de Sergipe eram fluviais (de rio) e a capital, São Cristovão, ficava longe do mar. Em 1854, o governo da província resolveu construir um porto marítimo onde hoje é a praia de Atalaia, para escoar a produção de açúcar do interior do estado, e instalou na região diversos órgãos públicos. A vila, que se concentrava no alto da colina de Santo Antônio, desenvolveu-se. Já no ano seguinte, Aracaju se tornou capital da então província de Sergipe del Rei.

Aracaju tem 570.937 habitantes (censo de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.