Argel é a capital e maior cidade da Argélia, um país do norte da África. É também o principal porto marítimo do país e estende-se ao longo da baía de Argel, no mar Mediterrâneo.

Um povo antigo, os fenícios, criou uma colônia no local, mas a cidade foi destruída no século V. Outro grupo, os berberes, reconstruiu-a no século X, transformando-a num centro de negócios. A cidade prosperou no século XVII, sob o domínio turco.

Os franceses conquistaram a Argélia em 1830 e fizeram dela o centro administrativo das colônias francesas no norte e no oeste da África. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Argel foi o quartel-general das forças aliadas no norte da África. Grupos de argelinos, porém, começaram a se rebelar contra a França na década de 1950. Grande parte das lutas aconteceu em Argel. Depois que a Argélia se tornou independente em 1962, a cidade se desenvolveu como capital do país. A população de Argel é de 2.740.000 habitantes (estimativa de 2009).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.