Ashgabat é a capital do Turcomenistão, um país da Ásia central. A cidade situa-se no sopé de uma cadeia de montanhas, em um oásis à beira de um deserto. Um oásis é um local no deserto com água suficiente para que as pessoas vivam ali.

Ashgabat é um dos centros industriais e de transportes do Turcomenistão. A cidade é famosa pelos tapetes que produz e abriga fábricas de vidro e de artigos de algodão, além de lojas de trabalhos em metal.

Ashgabat foi fundada em 1881 como fortaleza militar russa, com o nome de Achkhabad. Durante grande parte do século XX, foi capital de uma república da União Soviética chamada Turcomenistão. Um terremoto destruiu a maior parte da cidade em 1948, mas ela foi reconstruída. Em 1992, o Turcomenistão tornou-se um país independente, tendo Ashgabat como capital. A população da cidade é de 735.000 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.