Astrud Gilberto é uma cantora brasileira. Ela ficou famosa com o sucesso da canção “Garota de Ipanema”, ícone da bossa nova, um movimento musical dos anos 1960.

Astrud Evangelina Weinert nasceu em 1940, na Bahia, mas sua família mudou-se para o Rio de Janeiro quando ela era jovem. Astrud começou a carreira artística em 1963, através do cantor, violonista e compositor João Gilberto, seu marido na época. João foi, ao lado de Antonio Carlos Jobim, o criador da bossa nova, um estilo musical que combinava ritmos de samba e jazz. O novo gênero cativou o músico americano de jazz Stan Getz, que convidou Gilberto e Jobim para gravar com ele. Uma das faixas, “Garota de Ipanema”, exigia um vocalista que pudesse cantar a versão em inglês da música. Astrud era fluente em inglês, e sua voz suave e melodiosa foi perfeita para a canção. “Garota de Ipanema” ganhou um prêmio Grammy em 1964 como melhor gravação do ano, e Getz/Gilberto, disco que contém a canção, foi homenageado como melhor álbum.

Após o sucesso de sua estreia musical, Astrud Gilberto fez turnês com Getz, e essa colaboração foi registrada em Getz A-Go-Go (1964). Em 1965, ela lançou trabalhos individuais: The Astrud Gilberto Album e The Shadow of Your Smile.. Além disso, ela apareceu em vários programas de televisão em todo o mundo e gravou a trilha sonora para o filme de espionagem The Deadly Affair (Chamada para um morto), em 1966. A cantora dedicou-se à composição na década de 1970 e ganhou um prêmio no Festival de Música de Tóquio, em 1976, pela faixa “Live Today”.

No início dos anos 1980, a cantora formou um sexteto e realizou diversas turnês mundiais. Em 1992, Astrud Gilberto recebeu o Latin Jazz Award USA, nos Estados Unidos, pelo conjunto de sua obra. Com seus dois filhos, ela criou a produtora Gregmar Productions, Inc., que lançou Astrud Gilberto-Live in New York, em 1996. Em 2002, ela entrou para o International Latin Music Hall of Fame. Em 2008, recebeu o Prêmio Grammy pelo conjunto de sua obra na categoria de música latina. Além de se dedicar à música, Astrud Gilberto é escritora e pintora.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.