William Frederick Cody, mais conhecido como Búfalo Bill, foi um herói do Velho Oeste americano. Vários romancistas escreveram sobre suas aventuras como espião do exército e caçador de búfalos. Ele próprio trabalhou em peças de teatro e também produziu um famoso espetáculo chamado Oeste Selvagem (Wild West, no nome original em inglês).

Cody nasceu no estado americano de Iowa, em 26 de fevereiro de 1846. Quando tinha 14 anos começou a trabalhar para o Expresso Pony, um serviço de entregas de correspondência a cavalo.

Na década de 1860, serviu na Guerra de Secessão, fazendo trabalhos para o exército dos Estados Unidos. Como espião, costumava circular em busca de informações sobre os indígenas. Também caçava bisões (espécie de búfalos selvagens americanos). Recebeu o apelido de Búfalo Bill por ter matado milhares desses animais para alimentar os trabalhadores das ferrovias.

Entre 1872 e 1883, Cody atuou em peças de teatro sobre o Velho Oeste. Também comandou a cavalaria dos EUA em 1874 e lutou pelo exército contra os índios sioux, em 1876.

Em 1883, Cody deu início ao seu espetáculo Oeste Selvagem, que mais tarde passou a se chamar Oeste Selvagem de Búfalo Bill e Congresso dos Cavaleiros Durões do Mundo. Numa arena semelhante à de um circo, o espetáculo mostrava proezas de equitação, tiro ao alvo e a representação de uma caçada de búfalos. Foi apresentado nos Estados Unidos e na Europa durante trinta anos.

Cody usou o dinheiro que arrecadou com suas apresentações para comprar terras no estado de Wyoming, onde ajudou a fundar a cidade de Cody. Morreu em Denver, no estado do Colorado, em 10 de janeiro de 1917.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.