Baixada Fluminense é o nome que se dá à região em redor do munícipio do Rio de Janeiro, englobando os municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados e Mesquita. Corresponde aproximadamente à planície que fica entre o litoral e as serras do Mar e da Mantiqueira. Para alguns geógrafos, a Baixada Fluminens se estende da baía da ilha Grande, a oeste, até as proximidades de Campos dos Goytacazes, a leste. Nesse caso, também devem ser considerados como pertencentes a ela os municípios de Magé, Guapimirim, Japeri, Paracambi, Seropédica e Itaguaí. no estado do Rio de Janeiro. O município do Rio de Janeiro não costuma ser incluído nessa denominação.

Mais de 3 milhões de habitantes vivem na área, a segunda mais populosa do estado, que só perde para a capital, a cidade do Rio de Janeiro. Na região da Baixada Fluminense fica uma das cidades com maior densidade demográfica da América: São João do Meriti. Nesse município, vivem 13.126 habitantes por quilômetro quadrado (censo de 2010).

História

Os primeiros europeus chegaram à Baixada Fluminense na segunda metade do século XVI. Antes, a região era habitada por povos indígenas. Alguns deles chegaram a participar, de um lado ou do outro, da luta dos colonos portugueses ali estabelecidos contra as tentativas de invasão francesa. Às margens dos rios Meriti, Sarapuí, Iguaçu e Inhomirim, começaram a se instalar fazendas de cana-de-açúcar. A Baixada Fluminense viveu um período de maior desenvolvimento a partir do ciclo de mineração, no século XVIII: era passagem obrigatória para a maior parte do ouro que vinha de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro, capital do Brasil colonial. No século XIX, foi uma das primeiras áreas em que se plantou café no Brasil.

Durante o Segundo Reinado (1840-1889), foi construída na Baixada Fluminense a primeira ferrovia do Brasil: a Estrada de Ferro Dom Pedro II. O primeiro trecho, ligando o Rio de Janeiro à cidade de Queimados, foi inaugurado em 29 de março de 1858.

Na atualidade

A partir da segunda metade do século XX, com o declínio das antigas atividades econômicas e o grande crescimento populacional, a Baixada Fluminense frequentou o noticiário devido a problemas sociais e de violência urbana. Por outro lado, a leste da baixada, na região ligada à cidade de Campos dos Goytacazes, as atividades econômicas têm progredido, em virtude da exploração das grandes reservas de petróleo da vizinha bacia de Campos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.