Bangkok é a capital da Tailândia, um país do sudeste da Ásia. Sem dúvida a maior cidade do país, Bangkok é um centro governamental, de educação, de cultura e de negócios. Também é o maior porto da Tailândia. A cidade fica às margens do rio Chao Phraya. Na língua tai, seu nome é Krung Thep, que significa “cidade divina” ou “cidade dos anjos”.

Existem mais de trezentos conjuntos de templos budistas, chamados wats, espalhados por toda a cidade. Eles são centros da vida religiosa e cultural de Bangkok. O Grande Palácio, construção do século XVIII onde tradicionalmente os reis da Tailândia moram, fica na margem leste do rio Chao Phraya. Junto ao palácio fica a capela real, Wat Phra Kaeo, onde se encontra o Buda de Esmeralda, a mais sagrada imagem de Buda existente na Tailândia.

Em Bangkok, o sistema de transportes era originariamente fluvial. Os europeus chamavam a cidade de Veneza do Leste, por causa de sua rede de canais, os khlongs. No século XX, quando Bangkok foi modernizada, os canais foram quase todos pavimentados e transformados em estradas. Aqueles que restaram continuam a ser utilizados por pequenas embarcações, as quais levam frutas e verduras até os famosos mercados flutuantes da cidade.

As manufaturas de Bangkok processam alimentos e produzem vestuário, material de construção e produtos eletrônicos. Arroz, tapioca, borracha, cana-de-açúcar e outros produtos são embarcados no porto da cidade. Os sistemas de transporte aéreo, terrestre e marítimo da Tailândia são todos centrados em Bangkok. O turismo também é uma atividade econômica importante.

Em 1782, o rei Rama I fez de Bangkok a capital do reino de Sião, que hoje é a Tailândia. O rei Mongkut (ou Rama IV), que governou de 1851 até 1868, abriu a cidade para influências ocidentais. O rei Chulalongkorn (ou Rama V), filho de Mongkut e seu sucessor, deu início à modernização de Bangkok, trazendo para a cidade ferrovias, eletricidade e outras melhorias.

Bangkok começou a crescer mais rapidamente na segunda metade do século XX. Como resultado, passou a enfrentar falta de moradias e excesso de trânsito e de poluição. Na década de 1970, a cidade se aglutinou com as áreas vizinhas para formar uma província chamada Cidade Metropolitana de Bangkok. A população da cidade é de 8.426.000 habitantes (estimativa de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.