Bangui é a capital da República Centro-Africana, um país situado na África central. Localiza-se em frente às corredeiras do rio Ubangui, onde fica o principal porto do país. É também a maior cidade do país e seu centro administrativo e comercial, com alguma atividade industrial.

Os franceses construíram um forte na área em 1889, com a finalidade de assumir o domínio da África central. Bangui cresceu em volta desse forte. Posteriormente tornou-se a capital da colônia francesa na região. Em 1960, a República Centro-Africana passou a ser independente da França e Bangui tornou-se a nova capital do país.

No final do século XX e no início do XXI, alguns grupos tentaram por várias vezes tomar posse do governo da República Centro-Africana em Bangui, que foi então local de lutas, rebeliões e saques. A população da cidade é de 701.597 habitantes (estimativa de 2009).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.