Banjul é a capital da Gâmbia, um país da Africa ocidental. Situa-se na ilha de Santa Maria, no rio Gâmbia. É a maior cidade do país.

Banjul é o centro comercial e de transportes da Gâmbia. As indústrias da cidade processam amendoim e óleo de amendoim, produtos que, além de outros, são exportados através do porto de Banjul. O turismo também contribui para a economia do lugar.

A cidade data de 1816, quando os britânicos ergueram ali um forte e um posto comercial. Eles denominaram o povoamento de Bathurst, usando o forte para forçar o final do comércio de escravos na costa ocidental da África. Em 1965 a Gâmbia tornou-se um país independente, tendo como capital Bathurst, renomeada Banjul em 1973.

Banjul tem 31.301 habitantes (estimativa de 2013).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.