Barcelona, o maior porto marítimo espanhol, ocupa uma pequena planície costeira no nordeste da Espanha, à beira do Mediterrâneo, cerca de 160 quilômetros ao sul da fronteira com a França. Protegida por montanhas, seu clima temperado e seco é moderado pelo mar. Durante séculos, o porto de Barcelona fez dela a maior cidade da Espanha. Embora Madri a tenha ultrapassado em população, a cidade continua a ser o principal centro industrial e o mais importante polo comercial e cultural do país.

O orgulho regional e cívico inspiram a vida de Barcelona, coração da região histórica e cultural chamada Catalunha. A língua catalã, que tem ligação com o francês, o italiano, o espanhol e até o português, é falada na cidade.

Como no resto da Espanha, a maioria da população é formada por católicos, e os principais festivais locais celebram os dias de santos da Igreja.

O arquiteto Antonio (ou Antoni) Gaudí y Cornet e os pintores catalães Pablo Picasso e Joan Miró estudaram em Barcelona e trabalharam lá durante algum tempo. A arquitetura imaginativa de Gaudí marca a cidade; as construções de mais destaque são a Catedral da Sagrada Família e o Parque Güell.

Barcelona é o principal centro industrial da Espanha, com sua produção de ferro, aço, cobre e têxteis, além de indústrias tradicionais, como a construção naval e o artesanato qualificado. As editoras espanholas concentram-se ali. O turismo passou a ser importante a partir do final dos anos 1950. A cidade exporta vinho, azeite e cortiça, e importa carvão, milho e algodão. Também é um entroncamento do tráfego aéreo internacional.

Os historiadores acreditam que Barcelona tenha sido fundada por fenícios ou por cartagineses. A cidade tornou-se um grande porto na Idade Média, servindo ao comércio entre o norte da África e a Europa. No século XVI, quando o comércio da Espanha mudou do Mediterrâneo para o Atlântico, Barcelona entrou em decadência até a Revolução Industrial. Na Guerra Civil Espanhola, nos anos 1930, foi uma fortaleza republicana até cair nas mãos das forças nacionalistas do general Francisco Franco, em 1939. Barcelona sediou os Jogos Olímpicos em 1992. A população de Barcelona é de 1.611.013 habitantes (censo de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.