O Barein é uma monarquia constituída por um grupo de ilhas no golfo Pérsico. A capital, Manama, fica na ilha principal, que é bem maior que todas as outras do pequeno arquipélago. O país tem 1.220.000 habitantes (estimativa de 2014) e a área total das ilhas é de 770 km2.

Geografia

As cerca de trinta ilhas que constituem o Barein ficam na costa da Arábia Saudita. O clima é quente durante todo o ano. Chove um pouco no inverno.

Flora e fauna

Árvores frutíferas crescem na costa noroeste da ilha principal, enquanto nas áreas secas se desenvolvem plantas típicas do deserto. Entre os animais, encontram-se gazelas, lebres, lagartos, jerbos (ratos do deserto) e mangustos. Muitas aves pousam para descansar no Barein durante suas migrações.

População

A maioria da população do país é da etnia árabe. Há também grupos de sul-asiáticos e de persas. O árabe é a língua oficial, e o islamismo, a religião oficial. Cerca de 88 por cento da população vive nas áreas urbanas.

Economia

No Barein, mais de sessenta bancos estrangeiros estão presentes. As principais atividades econômicas do país dependem de suas reduzidas reservas de petróleo e gás natural. O Barein também fabrica produtos de alumínio e vestuário. Os principais produtos agrícolas são tâmaras e outras frutas, vegetais, ovos e leite. O turismo é uma atividade crescente.

História

O Barein é provavelmente o local do antigo Dilmun, um centro comercial que se desenvolveu por volta de 2000 a.C. Os muçulmanos árabes foram para o Barein no século VII d.C. Os portugueses governaram o país de 1521 a 1602, seguidos pelos persas. Em 1783, a família Khalifa expulsou os persas e, desde então, um xeque (chefe árabe) dessa família governa Barein.

A Grã-Bretanha assumiu o controle dos negócios externos do Barein no século XIX. O país declarou independência em 1971. Logo surgiram problemas, devido a desentendimentos entre dois grupos muçulmanos: os xiitas, que constituem cerca de metade da população, e os sunitas, que (mesmo sendo minoria) detêm a maior parte do poder político e econômico.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.