Beatrix Potter foi uma escritora e ilustradora inglesa. A história de Pedro Coelho é seu conto mais famoso. Além de Pedro Coelho, Potter criou diversos outros personagens, como o Coelhinho Benjamin e o Sr. Raposão.

Infância e juventude

Helen Beatrix Potter nasceu em 28 de julho de 1866, em South Kensington, Middlesex, Inglaterra. Ela e seu irmão mais novo quase não tinham contato com outras crianças. Sorrateiramente, os dois traziam para dentro de casa vários animais, dentre eles coelhos, morcegos e rãs. Beatrix e seu irmão passavam as férias com a família na zona rural da Escócia ou em Lake District, na Inglaterra. Durante essas viagens, ela gostava de observar e desenhar animais, plantas e fungos (tais como cogumelos e trufas).

Escritora e ilustradora

Aos 27 anos, para alegrar uma criança doente, Potter escreveu e ilustrou uma história sobre quatro coelhos, chamados Flopsy, Mopsy, Rabo de Algodão e Pedro. Em 1901, ela decidiu publicar a obra por conta própria, com o título de A história de Pedro Coelho. Em 1902, o conto foi publicado comercialmente e obteve grande sucesso. Durante os 20 anos seguintes, Potter publicou mais 22 livros, começando com O alfaiate de Gloucester (1903), O conto do Esquilo Nutkin (1903) e O conto do Coelhinho Benjamin (1904). Potter queria que seus livros fossem bem pequenos, para que mesmo as crianças menores conseguissem segurá-los. Sua obra encanta os leitores pelo estilo simples, o toque de humor e as ilustrações em aquarela.

Potter se casou em 1913 e passou os últimos 30 anos de sua vida em Lake District, onde se dedicou a cuidar de sua fazenda e a escrever outros livros infantis. Ela morreu no dia 22 de dezembro de 1943.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.