Beirute é a capital do Líbano, um país do Oriente Médio, na Ásia. A cidade situa-se sobre duas colinas ao longo da costa do mar Mediterrâneo. É o principal porto e a maior cidade do país. Já foi a mais moderna cidade do Oriente Médio. Contudo, uma guerra no final do século XX causou-lhe enormes prejuízos.

Após os conflitos, Beirute começou a retomar suas atividades. O turismo, os bancos e outros serviços são importantes para a economia. O porto também traz recursos à cidade. Outras atividades importantes são a tipografia, o processamento de alimentos e a produção de cimento.

Beirute é uma cidade antiga. Foi conquistada, destruída e reconstruída muitas vezes. Ao longo dos séculos, foi governada por romanos, por cruzados cristãos e por árabes. Beirute fez parte do Império Otomano turco do século XVI até o início do século XX. Depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), os franceses dominaram o Líbano e fizeram de Beirute sua capital. Em 1943, o Líbano tornou-se um país independente, tendo Beirute permanecido como sua capital.

Grupos de muçulmanos e de cristãos libaneses lutaram numa guerra civil de 1975 a 1991. Durante a guerra, Beirute foi dividida em dois setores: o de Beirute Oriental Cristã e o de Beirute Ocidental Muçulmana. Após a guerra continuou dividida, mas começou a reconstruir seus prédios e sua economia danificada. Em 2006, a cidade foi novamente prejudicada na luta entre o grupo muçulmano libanês conhecido como Hezbollah e as forças de Israel.

Beirute tem cerca de 1.900.000 habitantes (estimativa de 2009).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.