O Reino Unido é um país da Europa ocidental formado por quatro partes principais: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Belfast é a capital da Irlanda do Norte e sua maior cidade. Situa-se junto à foz do rio Lagan, que deságua no mar da Irlanda.

A economia de Belfast baseia-se principalmente em atividades como cuidados com a saúde, serviços sociais e turismo. A cidade é o centro comercial, bancário e educacional da Irlanda do Norte. É também importante porto marítimo.

A área de Belfast é habitada há milhares de anos, tendo começado como uma pequena aldeia de pescadores. No século XVII, escoceses e ingleses formaram uma colônia e construíram uma grande indústria têxtil na cidade.

Belfast e o restante da ilha da Irlanda tornaram-se parte do Reino Unido em 1801. Em 1920, a parte sul da ilha separou-se, formando a atual Irlanda. Belfast passou a ser a capital da Irlanda do Norte, que permaneceu como parte do Reino Unido.

Durante a maior parte do século XX, Belfast foi sacudida por violentos conflitos entre os dois principais grupos de habitantes: os protestantes e os católicos. A questão central do conflito era se a Irlanda do Norte devia permanecer no Reino Unido ou juntar-se à Irlanda. O Reino Unido é principalmente protestante, enquanto a Irlanda tem maioria católica. A maior parte dos habitantes de Belfast é de protestantes. No fim da década de 1960, os católicos da cidade manifestaram-se contra o tratamento desigual e injusto dispensado a eles pelos protestantes, que dominam o governo. Houve então um surto de violência extrema, que durou até um acordo de paz ser assinado em 1998. Depois disso, a cidade ganhou estabilidade, embora novos choques tenham irrompido novamente no início do século XXI. A população de Belfast chegou à marca de 348.291 habitantes (estimativa de 2001).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.