Belgrado é a capital da Sérvia, um país do sudeste da Europa. A cidade localiza-se no encontro dos rios Sava e Danúbio.

A maior parte da atividade industrial da Sérvia está sediada em Belgrado. As fábricas produzem tratores, máquinas, equipamentos elétricos, químicos e têxteis. Muitas pessoas trabalham para o governo ou no setor de serviços.

Belgrado é há muito tempo uma cidade importante devido à sua localização. Várias rotas de comércio terrestres e fluviais levam à cidade. O povo celta se estabeleceu no local no século IV a.C. Mais tarde, a cidade foi atacada e reconstruída muitas vezes. Em 1284, o povo sérvio tomou Belgrado, que se tornou a capital de seu reino em 1402. O Império Otomano conquistou a cidade e a dominou de 1521 até o século XIX. No fim desse mesmo século, Belgrado voltou a ser capital da Sérvia.

No século XX, Belgrado foi danificada muitas vezes durante conflitos, como na Primeira e na Segunda Guerras Mundiais. Em 1918, tornou-se a capital do novo Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. Mais tarde, o país trocou de nome para Iugoslávia. No início da década de 1990, algumas partes do país se separaram, e apenas a Sérvia e o vizinho Montenegro continuaram a fazer parte da Iugoslávia. Em 1999, uma região da Sérvia chamada Kosovo tentou tornar-se independente, mas os sérvios lutaram para que isso não acontecesse. Forças internacionais bombardearam Belgrado durante o conflito. Em 2003, a Iugoslávia mudou de nome, para Sérvia e Montenegro, e o governo central continuou em Belgrado. Em 2006, Sérvia e Montenegro tornaram-se dois países separados, e Belgrado passou a ser a capital da Sérvia. Sua população é de 1.166.763 habitantes (estimativa de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.