Belize é um país da América Central e foi a última colônia do Reino Unido no continente americano. Sua capital é Belmopan. O país tem 358.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 22.965 km2.

Belize faz fronteira com o México e a Guatemala. O mar do Caribe fica a leste. Florestas tropicais cobrem grande parte do interior. As montanhas Maias percorrem o país na direção sul. Terras baixas se estendem na costa. O clima é morno durante todo o ano. Furacões podem acontecer de julho até novembro, durante a estação chuvosa.

Florestas de mogno, de sapoti e de outras árvores cobrem quase a metade de Belize. Campos e manguezais ocupam a planície costeira. Os principais animais selvagens são onças, antas, crocodilos-americanos e peixes-boi.

O povo de Belize é formado por mestiços (pessoas com raízes europeias e maias), crioulos (mestiços de europeus e africanos), índios maias e garifunas (que misturam raízes africanas e de índios caraíbas). Há também alguns brancos e asiáticos. O inglês é a língua oficial, mas o povo fala muitas línguas locais. A maioria do povo é cristã. Quase metade das pessoas vive nas cidades.

O turismo e o comércio são as partes mais importantes da economia de Belize. Um número grande de pessoas também ganha seu sustento com a agricultura. Cana-de-açúcar, laranjas, toranjas e bananas são as principais culturas alimentícias. A pesca e a exploração da madeira são outras importantes fontes de renda. Os produtos de exportação principais são: camarão, açúcar, cítricos, bananas e tecidos.

Os maias viveram onde hoje fica Belize por volta de 300 a 900 d.C. Os espanhóis chegaram à região no século XVI. Lenhadores britânicos ali se estabeleceram no século XVII. Em 1862 a Grã-Bretanha transformou a área em colônia, com o nome de Honduras Britânica. Belize obteve a autonomia em 1964 e a independência em 1981.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.