A República do Benin situa-se na costa oeste da África. Porto-Novo é a capital, mas muitos órgãos do governo ficam na cidade de Cotonu. O Benin tem 10.783.000 habitantes (estimativa de 2015) e ocupa uma área de 114.763 km2.

O Benin faz fronteira com o Níger, a Nigéria, o Togo e Burkina Faso. A baía de Benin, no golfo da Guiné, fica ao sul. A maior parte do país é plana, mas existem algumas colinas e montanhas baixas. O clima é quente e úmido no sul. O norte é mais seco.

Grande parte do centro de Benin é coberta por florestas, enquanto pastagens cobrem as regiões do norte. Elefantes, búfalos, antílopes, panteras, macacos, crocodilos e aves tropicais vivem no sul.

Há mais de quarenta grupos étnicos no Benin. Os maiores são o fon, o ioruba e o adjara. A maioria dos beninenses é cristã ou segue crenças tradicionais, como o vodu. Cerca de 20 por cento do povo é de muçulmanos. A língua oficial é o francês, mas muitos habitantes falam as línguas locais. Menos da metade da população vive nas cidades.

A economia do Benin baseia-se na agricultura. Suas principais culturas são mandioca, inhame, milho, algodão e dendê. Os beninenses também criam bovinos, cabras, cordeiros, porcos e galinhas. O comércio é outra atividade importante. Os principais produtos são alimentos, fio de algodão, bebidas e petróleo bruto.

No início do século XVII, vários reinos, principalmente o grande e poderoso Daomé, dominavam o território onde atualmente fica o Benin. O Daomé foi um dos maiores fornecedores de escravos para os europeus. Em 1894, ele se tornou colônia da França.

O Daomé tornou-se independente em 1960. Depois de anos de perturbações políticas, o oficial do exército Mathieu Kérékou ocupou o poder de 1972 a 1991. Em 1975, ele adotou o regime comunista e mudou o nome do país para República Popular do Benin. Na década de 1990, o Benin mudou novamente de regime e adotou um governo mais democrático.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.