Berlim é a capital e a maior cidade da Alemanha, país da Europa central. É também um centro de educação e cultura. Duas das principais universidades alemãs ficam na cidade. A Ópera de Berlim e a Orquestra Filarmônica de Berlim são famosas no mundo todo. A cidade tem ainda grandes museus e mais de cem companhias teatrais.

Economia

O comércio e o desenvolvimento tecnológico são importantes para a economia de Berlim, que é também centro industrial. Ali se fabricam produtos eletrônicos, maquinários, produtos químicos, têxteis etc.

História

Berlim foi fundada no começo do século XIII. No século XV, príncipes alemães fizeram dela sua capital. Cidade-sede do reino germânico da Prússia durante a maior parte dos séculos XVIII e XIX, tornou-se mais tarde a capital da Alemanha.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Berlim foi alvo de pesados bombardeios e lutas sangrentas. Mais de 150 mil berlinenses morreram, e a cidade ficou praticamente destruída.

A Alemanha perdeu a guerra para os países conhecidos como Aliados, que dividiram a nação em dois países: Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. Berlim Oriental tornou-se capital da Alemanha Oriental. (A capital da Alemanha Ocidental era Bonn.) Diferentes potências aliadas criaram diferentes tipos de governo nas duas Alemanhas. A União Soviética introduziu o comunismo na Alemanha Oriental e em Berlim Oriental. As outras potências aliadas fizeram da Alemanha Ocidental e de Berlim Ocidental uma democracia capitalista.

Cerca de 2,5 milhões de pessoas fugiram de Berlim Oriental para Berlim Ocidental entre 1949 e 1961. Para evitar que mais pessoas saíssem, a Alemanha Oriental construiu um muro dividindo Berlim. O Muro de Berlim era fortemente vigiado, e separou Berlim Oriental de Berlim Ocidental por quase trinta anos.

O governo comunista da Alemanha Oriental foi extinto em 1989. O povo começou a derrubar o Muro de Berlim. Em 1990, as duas partes da Alemanha e de Berlim foram reunificadas, e Berlim passou a ser novamente a capital de toda a Alemanha. Sua população é de 3.442.675 habitantes (estimativa de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.