As Bermudas são um arquipélago formado por cerca de 170 ilhas, ilhotas e recifes que pertence ao Reino Unido. Sua capital é a cidade de Hamilton. As ilhas ocupam uma área de aproximadamente 53 km2 e têm 65.000 habitantes (estimativa de 2014).

Geografia

As Bermudas localizam-se no oceano Atlântico, a cerca de 650 quilômetros da costa leste dos Estados Unidos. As ilhas pertencem ao continente americano e são rodeadas por recifes de coral. O clima é úmido e ameno.

A vegetação tem palmeiras, pinheiros e mangues. Aves passam pelas ilhas em suas migrações. Lagartos e sapos são os únicos animais silvestres.

População

Apenas cerca de vinte ilhas das Bermudas são habitadas, e aproximadamente 60 por cento da população é descendente de africanos escravizados.

O trabalho escravo foi utilizado nas Bermudas do início do século XVII até o século XIX. Em 1834 a escravidão foi abolida.

A população também é formada por britânicos e por descendentes de portugueses originários das ilhas da Madeira e dos Açores.

O inglês e o português são as línguas principais. Quase toda a população é alfabetizada.

Economia

O turismo ocupa um papel importante na economia das Bermudas. Suas praias e lagoas, assim como os parques naturais e os hotéis luxuosos, atraem visitantes de muitos países.

Na economia bermudense também se destacam as finanças internacionais. Como o país não cobra imposto de renda nem taxas bancárias, muitas empresas estrangeiras instalam sua sede nas Bermudas. Além disso, pessoas de várias partes do mundo aplicam seu dinheiro nos bancos locais.

História

O nome Bermudas é uma homenagem ao explorador espanhol Juan de Bermúdez. Ele chegou ao arquipélago em 1503, quando sua embarcação naufragou na região. Porém, os espanhóis não se fixaram nas Bermudas.

Foram os ingleses que ocuparam as ilhas, também depois de um naufrágio. A bandeira das Bermudas representa esse acontecimento: tem a figura de um leão (símbolo da Inglaterra) segurando um escudo com a figura de um barco naufragando. Em 1684, o arquipélago se tornou colônia inglesa.

Por sua posição estratégica, as Bermudas serviram como base para instalações militares navais e aéreas americanas e inglesas em vários períodos de guerra.

Em 1968, foi aprovada uma Constituição que deu ao arquipélago autonomia para tomar decisões em assuntos internos. Mas as ilhas continuaram subordinadas à coroa britânica.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.