Bishkek é a capital e a maior cidade do Quirguistão, país da Ásia central. Pequenos rios passam por dois lados do centro da cidade. Polo cultural e industrial do país, Bishkek destaca-se na fabricação de máquinas e de produtos de metal.

Em 1825, o líder do povo uzbeque construiu um forte na região e, aos poucos, a cidade de Bishkek cresceu ao redor do forte. Em 1862, os russos a conquistaram. Em 1926, a cidade tornou-se a capital da recém-criada República Socialista Soviética da Quirguízia e foi batizada pelos soviéticos de Frunze. Em 1991, o Quirguistão tornou-se um país independente, mas a capital continuou a mesma, agora com o nome de Bishkek. A população é de 865.100 habitantes (estimativa de 2009).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.