Bissau é a capital de um país da África ocidental chamado Guiné-Bissau, que era uma antiga colônia portuguesa. A cidade fica na beira do oceano Atlântico, na boca do rio Geba. É a maior cidade do país e o seu principal porto. Possui fábricas de processamento de coco, caju e arroz.

Os portugueses fundaram Bissau em 1687, quando o local era apenas um forte e um centro de tráfico de escravos. Durante os duzentos anos seguintes, vários países europeus lutaram pelo domínio da cidade e de seu porto.

Em 1915, Portugal transformou o território em colônia, com o nome de Guiné Portuguesa. A cidade de Bissau se tornou capital da colônia em 1941. Em 1974, o país se tornou independente e adotou o nome de Guiné-Bissau para não se confundir com dois outros países da África que também se chamam Guiné: a Guiné Equatorial (ex-colônia da Espanha) e a Guiné (ex-colônia da França).

Bissau tem uma população de 387.909 habitantes (estimativa de 2009).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.