A África do Sul, país do continente africano, tem três capitais: Bloemfontein, Pretória (Tshwane) e Cidade do Cabo. Bloemfontein é a capital judiciária, ou seja, é onde se localiza o supremo tribunal do país. É conhecida pelos muitos parques e jardins, daí o seu nome, que significa “fonte de flores”.

Bloemfontein destaca-se no comércio, no setor de serviços e no turismo, além de ser um centro importante do sistema de transportes da África do Sul. Os órgãos governamentais também movimentam a economia, empregando muitas pessoas.

Os britânicos fundaram Bloemfontein em 1846, com a construção de um forte e a colonização da região. Eles disputavam a área com os bôeres — descendentes dos primeiros colonizadores holandeses. Sob o domínio britânico, Bloemfontein tornou-se a capital da região, e assim permaneceu mesmo após a retomada da área pelos bôeres. Em 1910, a África do Sul tornou-se um país independente, e Bloemfontein assumiu o posto de capital judiciária do país. Em 2000, com a fusão entre Bloemfontein e algumas cidades próximas, criou-se o município de Mangaung. A população de Bloemfontein é de 469.156 habitantes (estimativa de 2010) e Mangaung tem cerca de 850.000 habitantes (estimativa de 2012).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.