Bob Marley foi um cantor e compositor jamaicano cujas canções tornaram o reggae conhecido no mundo todo. Suas composições falam das lutas e da pobreza enfrentadas pelos moradores das Antilhas.

Infância e juventude

Robert Nesta Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945, na vila de Nine Miles, em Saint Ann Parish, na zona rural da Jamaica. Sua mãe, Cedella Malcolm, era negra; seu pai, Norval Marley, era branco. A família de Norval desaprovava o casamento dele com Cedella, e durante a infância Marley raramente via o pai.

Marley passou seus primeiros anos de vida em Nine Miles. Na adolescência, morou no bairro de Trench Town, em Kingston, capital da Jamaica. A pobreza e as influências culturais de Trench Town foram especialmente importantes para a música de Marley.

Carreira

No início da década de 1960, Marley e vários de seus amigos formaram uma banda. O grupo se apresentava com o nome de Bob Marley & The Wailers. Seu primeiro grande sucesso veio em 1963: “Simmer Down”, uma canção que deu voz aos pobres que viviam nas áreas urbanas da Jamaica. Marley logo se tornou um artista de sucesso. Suas canções — uma combinação de rhythm and blues, rock e reggae — ajudaram a tornar o reggae popular no mundo todo.

Além da carreira musical, Marley era ativo na área política. Um de seus principais atos foi tentar reconciliar grupos jamaicanos que lutavam pelo controle do país. Para isso, ele organizou, em 1978, o concerto chamado One Love (Um Só Amor), o que lhe rendeu um prêmio do governo em reconhecimento por seus esforços. Pouco tempo depois, em 11 de maio de 1981, Marley morreu de câncer em Miami, na Flórida.

Bob Marley e sua música se tornaram ainda mais conhecidos pelo mundo após a morte do artista. Legend, um álbum com canções de Marley lançado em 1984, é o disco de reggae mais vendido de todos os tempos. A música de Bob Marley é apreciada por muita gente até hoje.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.