Boris Ieltsin foi um líder político russo. Esteve no comando do país durante a última fase em que ela fez parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou União Soviética. De 1991 a 1999, Ieltsin foi presidente do país independente Rússia.

Boris Nikolaievitch Ieltsin nasceu em Sverdlovsk (atual Iekaterimburgo), na Rússia, em fevereiro de 1931. Ainda jovem, formou-se em engenharia.

Na década de 1960, Ieltsin entrou para o Partido Comunista, o grupo político que controlava a União Soviética. Em 1976, o partido o colocou no governo da região de Sverdlovsk.

Mikhail Gorbatchev tornou-se líder da União Soviética em 1985. Gorbatchev elevou Ieltsin a dirigente em Moscou, a capital da União Soviética. Ieltsin perdeu o cargo em 1987 porque fez pressão excessiva por mudanças.

Em 1989, outros russos que desejavam mudanças elegeram Ieltsin para uma vaga em uma nova legislatura soviética. No ano seguinte ele foi eleito presidente da República da Rússia. Na época, a Rússia era uma das quinze repúblicas que compunham a União Soviética. Pouco depois disso, Ieltsin deixou o Partido Comunista.

Em agosto de 1991, Ieltsin ajudou a impedir um golpe para derrubar Gorbatchev. Nessa época, contudo, muitas das repúblicas soviéticas já queriam sua independência total. Em dezembro daquele ano, a União Soviética deixou de existir. Cada uma das repúblicas se tornou um país independente.

Ieltsin permaneceu como presidente da Rússia. Ele tentou introduzir mudanças na economia, mas alguns membros do parlamento discordavam dele. Mesmo assim, foi reeleito presidente em 1996. Em 1999, contudo, era grande a oposição a ele no legislativo. Tentaram afastá-lo da presidência, mas não conseguiram. Ieltsin se afastou da vida pública em 31 de dezembro de 1999. Depois de se aposentar, deixou de aparecer em público. Ele morreu em Moscou, em 23 de abril de 2007, com 75 anos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.