Localizada à beira do rio Danúbio, Bratislava é a capital da Eslováquia, um país da Europa central. É a cidade mais importante da Eslováquia e um centro de educação e cultura.

Bratislava é a única capital de país que faz fronteira com dois outros países: a República Tcheca e a Áustria.

Muitos habitantes da cidade trabalham para o governo. Outros exercem ocupações em escritórios, bancos e outras atividades da área de serviços. As fábricas da cidade fornecem tecidos, produtos químicos e produtos elétricos.

Na Antiguidade, os celtas e os romanos construíram vilarejos na região de Bratislava. Um grupo de eslavos conhecido como eslovacos chegou a essas terras por volta do século VI ou VII. Mais tarde, a região tornou-se parte do reino da Hungria. Bratislava teve muitos nomes e foi capital húngara durante cerca de 250 anos, do século XVI ao XVIII. Os legisladores húngaros se reuniam na cidade até meados do século XIX.

Em 1918, a Eslováquia tornou-se parte de um novo país chamado Tchecoslováquia. Bratislava era a capital da província eslovaca. Em 1993, a Eslováquia tornou-se independente e estabeleceu Bratislava como capital do país. A população da cidade é de 417.389 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.