Bruxelas é a capital da Bélgica, um país do noroeste da Europa. Bruxelas e as cidades que a cercam formam a maior área metropolitana da Bélgica. Essa área, que é uma das três regiões do país, chama-se Região de Bruxelas-Capital.

Muitas pessoas vão para Bruxelas visitar os museus, os parques e as praças públicas. Outras vão para trabalhar nos escritórios do governo. O governo é o maior empregador da cidade. As fábricas processam alimentos e geram artigos têxteis, máquinas e produtos elétricos e químicos. Bruxelas foi famosa durante muito tempo por sua renda, seus tapetes, seus móveis e seus produtos artísticos.

A cidade também é importante como um dos centros do governo e do comércio europeus. Ela é sede das duas principais organizações internacionais da Europa: a União Europeia e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Bruxelas foi fundada no século VI e desenvolveu-se em torno de um castelo, em uma ilha no rio Senne. A cidade teve muitos governantes diferentes ao longo dos anos. No século XII, começou a se expandir como centro de comércio de tecidos. No século XV, tornou-se uma cidade líder nas áreas da arte e da cultura. Os impérios espanhol e austríaco governaram posteriormente a região, por cerca de duzentos anos.

A Bélgica tornou-se parte dos Países Baixos em 1815. Bruxelas então dividiu a posição de capital do país com Haia. Em 1830, Bruxelas foi o principal local de uma revolta contra os Países Baixos. A Bélgica tornou-se então um país independente, tendo Bruxelas como capital. A população da cidade é de 175.534 habitantes, e em sua área metropolitana vivem 1.997.349 pessoas (estimativas de 2015).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.