Budapeste é a capital da Hungria, um país da Europa central. É a maior cidade do país e também um importante centro cultural, educativo e científico.

Budapeste se estende pelas duas margens do rio Danúbio. A cidade tem duas partes principais: Buda e Pest, cada uma situada de um lado do rio. São ligadas entre si por várias pontes. Buda tem muitas colinas, enquanto Pest é mais plana.

Existem mais de cem fontes naturais de água quente em Budapest, que levaram à construção de muitos spas e hotéis. Isso explica, em parte, por que a cidade é altamente turística.

Budapeste é também a cidade mais importante da Hungria no que diz respeito aos serviços de transportes e bancários e à indústria. As fábricas da cidade produzem equipamentos eletrônicos e de comunicações, produtos químicos, roupas e alimentos. Existem também indústrias de montagem de ônibus, de barcos e de equipamentos ferroviários.

Na Antiguidade, os romanos já tinham construído uma cidade no lugar em que hoje fica Budapeste. Os húngaros chegaram a essa área no século IX. Depois, edificaram a cidade de Buda, que se tornou a capital do reino da Hungria no século XV. Grupos de eslavos construíram Pest, que em seguida se tornou um polo comercial graças a alguns negociantes alemães. As duas cidades ficaram sob o domínio turco por algum tempo.

Muitos prédios da cidade atual datam dos séculos XVIII e XIX, época em que a região estava sob o controle da Áustria. Em 1873, Buda e Pest se uniram em uma só cidade.

Os combates do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, danificaram muito Budapest. Depois da guerra, a Hungria estabeleceu um governo comunista sediado na cidade. Em 1956, houve um levante contra esse governo, mas fracassou. Nos anos 1980, novos protestos, principalmente em Budapeste, levaram à queda do comunismo na Hungria.

Budapeste tem 1.721.556 habitantes (estimativa de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.