Burkina Faso é um país localizado no oeste da África. Antes se chamava Alto Volta, porque na parte alta de seu território nascem os três braços do rio Volta, que atravessam o país. Uagadugu é sua capital. Burkina Faso tem 17.880.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 270.764 km2.

Burkina Faso fica entre o Mali, a Costa do Marfim, Gana, o Togo, o Benin e o Níger. O país é formado principalmente por um território plano. O clima é geralmente seco e quente, com uma estação chuvosa. O norte faz parte do Sahel, região semidesértica ao sul do deserto do Saara. O sul é semitropical, com pântanos e florestas.

Pastos e desertos ocupam grande parte do país. O Sahel tem arbustos espinhosos e pequenas árvores. Entre os animais selvagens estão antílopes, leões, elefantes, búfalos, macacos, hipopótamos e crocodilos.

Quase metade da população pertence à etnia mossi. Os demais grupos étnicos são o fula, o lobi, o bobo e o mandê. O francês é a lingua oficial, mas a maior parte dos habitantes usa seus idiomas próprios, como o moré (falado pelos mossis), o fula, o diúla e outros. Cerca de 50 por cento dos habitantes seguem as religiões locais, 30 por cento são muçulmanos e 20 por cento são cristãos (em geral católicos). Mais de 80 por cento dos burquinenses vivem em pequenas cidades ou aldeias.

A população é essencialmente camponesa. Sorgo, milhete, milho, cana-de-açúcar, algodão e amendoim são os principais plantios. Há criações de cabras, carneiros, vacas e galinhas. Os serviços públicos e a indústria são igualmente importantes para a economia. As fábricas produzem açúcar, óleo de cozinha, farinha, bebidas e bicicletas. O país tem reservas de ouro e de manganês.

No século XV, os povos mossi e gurma tinham seus reinos na região. No final do século XIX, a França os dominou e, em 1919, criou a colônia do Alto Volta.

O país obteve a independência em 1960. Desde então, os militares derrubaram o governo eleito várias vezes. Em 1984, o governo rebatizou o país de Burkina Faso, que quer dizer “Terra das Pessoas Incorruptíveis”.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.