O Círio de Nazaré é a maior festividade religiosa católica do mundo. É uma procissão celebrada todos os anos, no segundo domingo de outubro, em Belém, capital do estado do Pará. Cerca de 2 milhões de pessoas acompanham o cortejo para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. A tradicional festa também é realizada em Portugal, mas em outra data: 8 de setembro.

Suas origens remontam ao século XVII, quando um caboclo chamado Plácido encontrou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré junto a um igarapé, em meio ao lodo e à lama, em Belém.

A primeira celebração do Círio de Nazaré em Belém aconteceu em 1793. No início era realizada à noite, daí o uso dos círios, ou velas. A festa começa com uma missa, rezada às 6 horas da manhã. Em seguida, os fiéis começam a procissão do Círio, uma caminhada de 5 quilômetros, da Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré, que dura toda a manhã. (Em 2004, a caminhada do Círio chegou a atingir nove horas e quinze minutos, sendo a mais longa de sua história.)

Durante o cortejo, desfilam os símbolos da festa, como um manto que envolve a imagem de Nossa Senhora, uma berlinda (espécie de altar) que a carrega, crianças vestidas de anjos, fogos de artifício e velas em vários formatos que imitam as partes do corpo humano (a palavra “círio” vem do latim e significa “vela grande”).

Depois da romaria, a imagem da Virgem fica exposta na Praça Santuário de Nazaré até quinze dias após a celebração. Esse período é conhecido como quadra nazarena, em que outras homenagens são feitas a Nossa Senhora, assim como cantos, danças e pagamento de promessas.

Em setembro de 2004, o Círio de Nazaré de Belém do Pará foi considerado patrimônio imaterial (ou seja, patrimônio cultural de natureza imaterial) pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.