Caatinga é o nome de uma região árida da região Nordeste do Brasil. Também é o nome da vegetação típica dessa região, que tem plantas com pouca folhagem e caule espinhento. A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, que se estende pela totalidade do estado do Ceará (100%) e mais da metade da Bahia (54%), da Paraíba (92%), de Pernambuco (83%), do Piauí (63%) e do Rio Grande do Norte (95%), quase metade de Alagoas (48%) e de Sergipe (49%), além de pequenas porções de Minas Gerais (2%) e do Maranhão (1%). Ao todo, são 800 mil quilômetros quadrados de extensão.

A temperatura da região oscila entre 25°C e 29°C, o clima é semiárido e o solo é raso e pedregoso. Contudo, o tempo não permanece seco o ano inteiro. Há períodos de curta estação chuvosa, tempo suficiente para transformar a cor parda acinzentada da Caatinga em verde. As árvores e os arbustos ficam cobertos de flores e folhas. As espécies mais comuns dessa região são o xique-xique, a macambira, a catingueira, a jurema, o marmeleiro, o umbu, o pereiro, a javeleira, a umburana, o facheiro e várias outras.

Apesar de seca, a região não é inóspita. A Caatinga abriga diferentes espécies de lagartos, serpentes e outros animais, como o sapo-cururu, a asa-branca, o gambá, a cutia, o preá, o veado-catingueiro e o tatupeba.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.