O Cairo é a capital do Egito, um país localizado no nordeste da África. Constitui a maior cidade do continente africano e, há muito tempo, o centro cultural do mundo árabe. O Cairo é uma cidade antiga, às margens do rio Nilo.

Locais de interesse

A parte mais moderna do Cairo fica de frente para o Nilo. Nela se localiza o centro comercial e financeiro, além de áreas residenciais novas.

Nas partes mais antigas da cidade, as habitações são superlotadas. Muitos monumentos antigos se encontram nesses locais. A Cidade dos Mortos é uma vasta área de cemitérios históricos nos contornos da cidade. Milhares de pessoas pobres moram entre os túmulos desses cemitérios. As grandes pirâmides de Gizé ficam na periferia do Cairo.

Economia

O Cairo é há muito tempo um importante centro comercial. As fábricas da cidade produzem algodão, alimentos processados, papel, cigarros e muitos outros artigos. A maioria dos hotéis, dos bancos importantes e das companhias marítimas e aéreas do Egito fica no Cairo. Os monumentos antigos da cidade e os excelentes museus atraem muitos turistas.

História

A ocupação da área em torno do Cairo iniciou-se há milhares de anos. No ano 641 a.C., os árabes, que levaram o islamismo ao Egito, construíram nas proximidades dessa área um acampamento militar que acabou se tornando uma rica cidade portuária. Em 969, os governantes do Egito criaram uma nova cidade ali perto. Posteriormente, ela recebeu o nome de Cairo.

No século XIII, o Cairo se tornou a capital de um grande império muçulmano. A cidade prosperou como centro comercial e de ensino e cultura muçulmanas. A maior parte dos edifícios mais importantes foi construída nesse período. Depois que outros governantes assumiram seu controle no século XVI, a cidade passou por um período de declínio.

Na década de 1860, muitos prédios em estilo europeu foram construídos nos bairros novos da cidade. Em 1922, o Egito tornou-se um país independente, tendo o Cairo como capital. Desde então a cidade tem crescido sem parar. O Cairo tem 7.786.600 habitantes (estimativa de 2006) e a população de sua área metropolitana chegou a 18.419.000 pessoas (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.