O Canal de Suez é uma via navegável que liga o mar Mediterrâneo ao mar Vermelho. Ele separa o continente africano do asiático e encurta em milhares de quilômetros as rotas dos navios que viajam entre a Europa e a Ásia.

O Canal de Suez fica no Egito. Ele tem 163 quilômetros de extensão, os quais atravessam uma estreita faixa de terra chamada istmo de Suez. O mar Mediterrâneo fica na extremidade norte do canal e o golfo de Suez, que é uma das partes em que se divide o mar Vermelho, fica na extremidade sul. Do mar Vermelho, as embarcações podem passar diretamente ao oceano Índico.

Antes de o Canal de Suez ser construído, os navios que navegavam entre o mar Mediterrâneo e o oceano Índico tinham que rodear todo o continente africano, contornando o cabo da Boa Esperança, que fica na ponta sul da África. Graças ao canal, os navios passam diretamente do mar Mediterrâneo para o oceano Índico. Antes dele, o trajeto de Londres, na Inglaterra, até Mumbai (antes chamada de Bombaim), na Índia, era de 19.950 quilômetros. Com o canal, o trajeto encurtou para 11.670 quilômetros.

Uma companhia francesa construiu o Canal de Suez entre 1859 e 1869. Por muitos anos ele pertenceu conjuntamente à França e à Grã-Bretanha. Ambos os países concordaram em que o canal fosse aberto para navios de outros países tanto em tempos de paz como nos períodos de guerra. Contudo, em 1956, o Egito tomou posse do canal. A França e a Grã-Bretanha, com o apoio de Israel, tentaram recuperá-lo pela força, mas fracassaram. A guerra entre o Egito e Israel fechou o canal entre os anos de 1967 e 1975. Atualmente, o Canal de Suez é uma das rotas de navegação mais usadas no mundo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.