Caracas, oficialmente Santiago de León de Caracas, é a capital da Venezuela, país do norte da América do Sul. Fica a 900 metros de altura, em um vale cercado por montanhas. O porto de Caracas se situa no mar do Caribe, a cerca de 32 quilômetros da cidade, que é, de longe, a maior da Venezuela. Caracas é o centro cultural, educacional, industrial e de serviços do país.

Todas as maiores companhias venezuelanas têm escritório em Caracas. Grande parte da população trabalha em bancos, seguros e lojas ou na administração pública. Os principais polos produtivos ficam nos setores químico e petroquímico, alimentar, de vestuário, de papel e celulose e farmacêutico. O turismo traz também muitos recursos à cidade.

Os espanhóis fundaram Caracas em 1567. Em 1577, ela se tornou capital de uma província da Espanha. Piratas ingleses atacaram a cidade em 1595, e dois terremotos a destruíram quase inteiramente, em 1755 e 1812.

Caracas foi a cidade natal de Simón Bolívar, que liderou várias revoluções contra o poder espanhol. Sob seu comando, a Venezuela foi a primeira colônia a se rebelar contra a Espanha, e o país se tornou independente em 1830, escolhendo Caracas como capital.

Muitas pessoas se mudaram para a cidade durante o século XX, fazendo-a crescer rapidamente. Em 1999, tempestades provocaram enchentes e deslizamentos de terra em todo o norte do país, causando muitas mortes, inclusive na capital.

A cidade conta com 1.943.901 habitantes (estimativa de 2011). O Distrito Metropolitano de Caracas, no entanto, tem mais de 4,3 milhões de habitantes.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.