Cardiff é a capital e a maior cidade do País de Gales, uma das quatro regiões que formam o país denominado Reino Unido. Ela está localizada 240 quilômetros a oeste de Londres, no canal de Bristol, onde o rio Taff desemboca no oceano Atlântico.

A economia de Cardiff depende principalmente dos serviços públicos e dos setores de saúde, educação e turismo. A cidade é o centro de negócios, compras, finanças e seguros do País de Gales.

A história de Cardiff remonta à Antiguidade, quando os romanos construíram um forte na região. Já na Idade Média, na década de 1090, um latifundiário vindo da Inglaterra construiu outra fortificação no lugar, que se tornou o Castelo de Cardiff. A cidade cresceu em volta do castelo.

Mas Cardiff permaneceu uma cidade pequena por séculos. Houve exploração de minas de carvão na região no fim do século XVIII. Depois disso o porto de Cardiff tornou-se importante para o transporte hidroviário do carvão produzido ali. O comércio de carvão acabou nos anos 1960, mas a cidade não deixou de ser a mais importante do País de Gales. É também a mais populosa, com 325.000 habitantes (estimativa de 2008).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.