A cidade antiga de Cartago foi fundada pelos fenícios na costa norte da África por volta de 800 a.C. Até ser conquistada por Roma em 146 a.C., a cidade foi o centro mercantil do mar Mediterrâneo ocidental. Hoje, Cartago é um subúrbio de Túnis, a capital da Tunísia.

Conta a lenda que Cartago foi fundada por Dido, filha do rei de Tiro, uma cidade fenícia situada no atual Líbano. Dido fugiu para a África depois de seu marido ter sido morto. Segundo a lenda, ela escolheu se fixar em uma península coberta de colinas baixas, de frente para uma baía chamada Lago de Túnis.

Os cartagineses eram navegadores e comerciantes. Eles comerciavam produtos alimentícios, têxteis, escravos e metais como estanho, prata, ouro e ferro. Cartago, que começou como colônia fenícia, prosperou a partir do final do século VI a.C., chegando a fundar suas próprias colônias no norte da África, no sul da Espanha e no Mediterrâneo.

Cartago foi derrotada por Roma após uma série de guerras que receberam o nome de Guerras Púnicas, devido ao nome pelo qual os romanos chamavam os fenícios, “poeni”. Na Primeira Guerra Púnica, entre 264 e 241 a.C., Cartago perdeu a ilha da Sicília. Na segunda, travada entre 218 e 201 a.C., um exército cartaginês comandado por Aníbal atravessou os Alpes, com seus soldados montados sobre elefantes, para tentar conquistar Roma. Mais tarde, porém, Aníbal foi derrotado no norte da África. Na terceira Guerra Púnica, entre 149 e 146 a.C., Cartago foi saqueada e incendiada.

Em 122 a.C., os romanos fundaram sua própria colônia no local ocupado por Cartago. No ano 533, o Império Bizantino assumiu o controle da região. Os árabes conquistaram a cidade em 705 e fizeram da vizinha cidade de Túnis sua capital.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.