Cartum é a capital do Sudão, um país do nordeste da África. A cidade fica na confluência dos rios Nilo Azul e Nilo Branco, que formam o leito principal do rio Nilo. As cidades de Omdurmã e Cartum do Norte ficam do outro lado dos rios. Omdurmã é a maior cidade do país e sedia o poder legislativo sudanês.

Cartum é o polo de transporte e comércio do Sudão. Muitas pessoas da cidade trabalham para o governo. Há fábricas de tecidos de algodão e de outros produtos.

Cartum foi fundada em 1821 como acampamento militar egípcio, mas logo se tornou uma cidade. O Egito e a Grã-Bretanha partilhavam o controle da área.

Na década de 1880, forças muçulmanas locais se rebelaram contra o domínio estrangeiro, vindo a assumir o controle de Cartum em 1885. Tropas britânicas e egípcias retomaram a cidade em 1898. Cartum foi o centro do domínio britânico e egípcio do Sudão até 1956. Nesse ano, o país tornou-se independente, tendo Cartum como capital. Sua área metropolitana tem 5.000.000 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.