Situada no centro-norte da África, a República do Chade está ao mesmo tempo na África árabe, ao norte, e na África subsaariana (ao sul do deserto do Saara). Com capital em N’Djamena, o Chade tem 12.809.000 habitantes (estimativa de 2014) e área de 1.284.000 km2. O nome do país também pode ser escrito desta forma: Tchad.

O Chade não tem acesso ao mar e faz fronteira com Líbia, Sudão, República Centro-Africana, Camarões, Nigéria e Níger. No oeste fica o grande lago Chade, enquanto no norte, no leste e no sul erguem-se montanhas. O deserto do Saara atravessa a região norte. O centro do Chade faz parte da região semiárida do Sahel, e as planícies ao sul são tropicais. A maior parte do país é quente, com estações chuvosas e secas.

O Saara tem flora e fauna pouco variadas. Os animais encontrados na região são principalmente antílopes, gazelas e avestruzes. No Sahel, crescem arbustos retorcidos, acácias e pastagens. Ali vivem elefantes, hipopótamos, rinocerontes, javalis, girafas, antílopes, leões, leopardos e guepardos. O sul, mais úmido, é ocupado por pastagens tropicais e árvores esparsas.

O Chade tem mais de duzentos grupos étnicos. O maior grupo é o sara, seguido pelo dos árabes. A maioria da população vive nas áreas rurais. As línguas oficiais são o francês e o árabe, mas são faladas mais de cem línguas diferentes. Mais da metade da população é de muçulmanos, e cerca de um terço é de cristãos.

A agropecuária é a principal atividade econômica no Chade. Os agricultores cultivam amendoim, sorgo, painço, mandioca e inhame. Já os pecuaristas criam gado bovino, cabras e ovelhas. O comércio também é importante para o país: o Chade produz e vende algodão, têxteis e petróleo.

Vários povos viveram em torno do lago Chade desde os tempos pré-históricos. No século VIII, habitantes do norte da África conhecidos como berberes começaram a chegar à região. Eles fundaram um reino chamado Kanem-Bornu, que durou até o século XIX. Em 1910, a França conquistou a área e fez dela parte de uma grande colônia, a África Equatorial Francesa. Em 1946, o Chade tornou-se território ultramarino da França, o que não mudou sua condição de colônia.

Em 1960, o país conquistou sua independência. Porém, logo estourou uma guerra civil entre os diferentes grupos políticos. Em 1990, foram realizadas eleições presidenciais, mas a luta política continuou. Só em 1996 foi aprovada uma Constituição (conjunto de leis fundamentais que estabelecem direitos e deveres).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.