Charles Darwin foi um cientista inglês que estudou a natureza e se tournou célebre por sua teoria da evolução por meio da seleção natural. De acordo com essa teoria, todos os seres vivos lutam para sobreviver. Aqueles que possuem as características mais úteis em seu ambiente tendem a permanecer. Então, esses seres vivos transmitem essas características úteis à prole. Dessa maneira, os animais se transformam, ou evoluem, ao longo de centenas de anos. Darwin apresentou suas ideias em seu importante livro Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou A conservação das raças favorecidas na luta pela vida (1859), mais conhecido como A origem das espécies.

Charles Robert Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809 em Shropshire, na Inglaterra. Seu aproveitamento na escola não foi bom, mas, mesmo assim, ele estudou na Universidade de Edimburgo e na Universidade de Cambridge. Um professor em Cambridge incentivou seu interesse pela história natural.

Em 1831, Darwin partiu em uma expedição para explorar o litoral da América do Sul. Darwin e outros zarparam em 27 de dezembro de 1831 no navio HMS Beagle. Ele tinha como propósito estudar a história natural das regiões que iam explorar. As observações que Darwin fez durante a viagem, que levou cinco anos, o levaram a indagar-se sobre como se desenvolvem novas espécies. Para explicar esse processo, ele idealizou sua teoria da seleção natural.

Darwin apresentou sua teoria pela primeira vez em 1858. O conceito da evolução não era novo, mas a teoria de Darwin explicava como ela se dava. Quando Darwin publicou A origem das espécies, em 1859, o livro fez sucesso imediato. No entanto, não foi bem recebido pelas pessoas que acreditavam que Deus criou tudo o que existe no mundo, tudo ao mesmo tempo. Darwin continuou a escrever sobre sua teoria em vários outros livros. Ele morreu em 19 de abril de 1882.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.