O americano Charles Schulz foi o criador da série de histórias em quadrinhos “Peanuts”. Charlie Brown, Snoopy e outros personagens de “Peanuts” deram fama mundial ao quadrinista.

Infância e juventude

Charles Monroe Schulz nasceu em Minneapolis, no estado de Minnesota, em 26 de novembro de 1922. Desde criança, ele adorava desenhar. Sua primeira caricatura publicada foi um desenho de Spike, seu pequeno cão preto e branco. Esse desenho apareceu em um jornal em 1937. Mais tarde, Spike serviu de modelo para Snoopy.

Schulz entrou no exército depois de concluir o equivalente ao Ensino Médio, tendo servido na Europa durante a Segunda Guerra Mundial (1939–45).

“Peanuts”

Em 1947, Schulz começou a desenhar uma história em quadrinhos chamada “Li’l Folks”, que saía em um jornal e em uma revista. Em 1950, Schulz vendeu “Li’l Folks” a uma empresa que comercializava histórias em quadrinhos para jornais. A empresa rebatizou a história de “Peanuts”, embora o quadrinista não gostasse desse título.

No mesmo ano, “Peanuts” foi publicada em sete jornais dos Estados Unidos. Por volta de 1958, já aparecia em 355 jornais americanos e em quarenta publicações de diversos países. Ao todo, a série chegou a ser publicada em cerca de 2.600 jornais, em 75 países.

Os personagens de Schulz apareceram em diversos programas especiais de animação na TV. O primeiro foi A Charlie Brown Christmas, em 1965. Em 1967, o musical You’re a Good Man, Charlie Brown estreou em um teatro em Nova York e é até hoje sucesso de público.

Aposentadoria e morte

Schulz anunciou que iria parar de desenhar “Peanuts” em dezembro de 1999. Ele morreu dormindo em 12 de fevereiro de 2000, na véspera do dia em que a última tira de “Peanuts” sairia nos jornais.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.