Líder militar e estadista, o general Charles de Gaulle teve grande influência no governo francês em períodos muito críticos. Em 1959, tornou-se presidente sob uma nova constituição que ele mesmo havia ajudado a elaborar. Ao longo da carreira, De Gaulle foi guiado pelo ideal de uma França mais poderosa.

Os primeiros anos

Charles de Gaulle nasceu em 22 de novembro de 1890, em Lille, no norte da França. Desde criança apreciava a carreira militar e graduou-se na Academia Militar de Saint-Cyr em 1911.

A carreira

De Gaulle lutou como oficial da infantaria na Primeira Guerra Mundial, depois passou a lecionar história militar em Saint-Cyr. Serviu em uma missão militar na Polônia e escreveu livros com temas militares. Quando a Alemanha ocupou a França no início da Segunda Guerra Mundial, De Gaulle assumiu o comando da resistência francesa e, da Inglaterra, liderou o movimento.

Voltou a Paris como herói nacional em 1944, depois da retirada das tropas alemãs. Logo em seguida, começou a participar ativamente da política, à medida que o país tinha de lidar com inúmeros problemas, como a guerra civil que irrompeu na Argélia, colônia francesa na época. Foi eleito presidente da França em 1959.

Depois de se tornar presidente, De Gaulle promoveu acordos de paz com a Argélia e declarou a independência da colônia no dia 3 de julho de 1962. Ele também se empenhou em tornar a França uma potência mundial, desenvolvendo armas nucleares e um programa espacial.

Os últimos anos

Em 1968, o governo da França teve de enfrentar rebeliões estudantis e trabalhistas. Em 17 de abril de 1969, o povo francês votou contra as reformas constitucionais que De Gaulle propunha. No dia seguinte, ele renunciou e retirou-se para sua casa, em Colombey-les-Deux-Églises, onde morreu no dia 9 de novembro de 1970.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.