Charles Spencer Chaplin foi um cineasta e ator inglês. Um dos personagens mais famosos criado por ele foi Carlitos, um homem pobre, mas com maneiras de gente chique, que usava um fraque velho e sapatos furados. No papel de Carlitos, Chaplin fez filmes que misturavam comédia, ironia e preocupações sociais.

Charlie Chaplin nasceu em 16 de abril de 1889, em Londres, na Inglaterra. Filho de artistas, ele subiu ao palco pela primeira vez aos 6 anos. Viajou com um grupo de artistas pelos Estados Unidos, até ir trabalhar em Hollywood.

Um dos maiores cineastas da era do cinema mudo, entre os anos de 1913 e 1917, Charles Chaplin fez mais de 35 filmes. Nos anos de 1918 a 1923, dirigiu e interpretou oito filmes que entrariam para a história, entre eles Vida de cachorro, de 1918. Outros clássicos famosos realizados pelo cineasta e ator são Luzes da cidade, de 1931, Tempos modernos, de 1936, e O grande ditador, de 1940.

Em 1952, por questões políticas, Chaplin foi para a Suíça. Seus últimos trabalhos foram Um rei em Nova York, de 1957, e A condessa de Hong Kong, de 1965.

Em 1972, ele visitou os Estados Unidos para aceitar um Oscar especial, e em 1975 foi nomeado cavaleiro pela rainha da Inglaterra. Chaplin morreu em Corsier-sur-Vevey, na Suíça, em 25 de dezembro de 1977.

Ele esteve casado quatro vezes e teve onze filhos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.