A Cidade da Guatemala é a capital da Guatemala, um país da América Central. Ela também é a maior cidade centro-americana.

A cidade é o centro cultural, educacional, financeiro, comercial e industrial da Guatemala. Nela se situa a maioria das fábricas do país. Algumas processam petróleo, enquanto outras produzem pneus, medicamentos e tecidos.

No século XVI, a Espanha conquistou a Guatemala. Por muitos anos a capital do país foi outra cidade, Antígua, que foi praticamente destruída por terremotos em 1773. A Cidade da Guatemala foi fundada em 1776 para ser a nova capital.

A Guatemala e outras colônias da América Central libertaram-se do domínio espanhol em 1821 e criaram as Províncias Unidas da América Central. A Cidade da Guatemala era a capital dessa união. Em 1839, a Guatemala tornou-se um país independente, tendo a Cidade da Guatemala como capital.

Entre 1917 e 1918, terremotos abalaram a Cidade da Guatemala por seis semanas. Como consequência, grande parte de seus edifícios e da infraestrutura precisou ser reconstruída.

A população da cidade é de 1.168.000 habitantes (estimativa de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.