A Cidade do México, capital do México, é uma das cidades mais antigas da América do Norte, além de ser uma das maiores cidades do mundo. É um importante centro econômico, cultural e educacional do país.

Locais de interesse

A Cidade do México fica cerca de 2.240 metros acima do nível do mar e é cercada por montanhas. A praça chamada Zócalo é o centro tradicional da cidade. Muitos edifícios históricos, como o Palácio Nacional, circundam a praça. Vários edifícios na área têm murais do artista Diego Rivera. Em outro bairro, fica a antiga casa de Frida Kahlo, atualmente transformada em um museu sobre a artista.

Muitos turistas visitam a área chamada Xochimilco para ver seus jardins flutuantes. São ilhas feitas pelo homem nas quais se cultivam plantas.

Economia

Grande parte dos serviços bancários e da indústria se concentra na Cidade do México. Turismo, seguros e outros negócios na área de serviços também trazem dinheiro à cidade. A construção civil é uma das atividades mais importantes. Há ainda a fabricação de produtos químicos, plásticos, cimento, tecidos e muitos outros itens.

História

A Cidade do México foi por centenas de anos uma grande e importante capital. Ela nasceu no século XIV, quando os índios astecas fundaram uma cidade no local e a chamaram de Tenochtitlán. Sediados nela, eles governaram um imenso império.

Em 1521, o soldado espanhol Fernão Cortés e suas tropas destruíram Tenochtitlán e construíram ali uma nova cidade espanhola. A Cidade do México era o centro do governo espanhol no México.

Em 1821, o México tornou-se um país independente. A Cidade do México voltou a ser a capital do país alguns anos depois. No início do século XX, foi local de lutas durante a Revolução Mexicana.

Após o fim dos conflitos, entrou em processo de desenvolvimento acentuado durante todo o século XX, mas um forte terremoto destruiu grande parte dela em 1985.

A cidade se recuperou-se e, no início do século XXI, era uma das metrópoles de crescimento mais rápido no mundo. Sua população é de 8.555.272 habitantes, e na região metropolitana vivem 20.116.842 pessoas (censo de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.