A Cidade do Panamá é a capital e a maior cidade do Panamá, um país da América Central. Situada em um golfo do oceano Pacífico, fica perto do Canal do Panamá, que liga os oceanos Pacífico e Atlântico.

A economia da Cidade do Panamá é bastante dependente do canal. Muitas empresas locais prestam serviços aos navios e aos trabalhadores do canal. A cidade também é um centro financeiro importante.

Antigamente, havia uma aldeia pesqueira de índios no local da Cidade do Panamá. A Espanha se apossou da área no século XVI. O soldado espanhol Pedro Arias Dávila fundou a Cidade do Panamá em 1519. Piratas a destruíram em 1671, mas posteriormente os espanhóis a reconstruíram.

Em 1903, o Panamá tornou-se um país independente, tendo a Cidade do Panamá como capital. Algum tempo depois, o Canal do Panamá foi construído, sendo aberto para o comércio mundial em 1914. A partir daí, a Cidade do Panamá modernizou-se rapidamente. Ali se encontram alguns dos edifícios mais altos da América Latina e muitos shopping centers. A cidade tem 430.299 habitantes, e em sua área metropolitana vivem 1.378.000 pessoas (estimativa de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.