A Colômbia é o único país que deve seu nome a Cristóvão Colombo, que navegou perto de sua costa caribenha no fim do século XV. Está localizada no noroeste da América do Sul. Sua capital e maior cidade é Bogotá. A Colômbia tem 47.872.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 1.141.748 km2.

Geografia

A Colômbia tem fronteiras com a Venezuela, o Brasil, o Peru, o Equador e o Panamá. O mar do Caribe fica ao norte, e o oceano Pacífico, a oeste.

Três cadeias de montanhas da cordilheira dos Andes cortam a metade ocidental da Colômbia. A leste, afluentes dos rios Amazonas e Orinoco atravessam um amplo vale. O rio mais importante do país é o Magdalena, que corre para o norte até o mar do Caribe. O clima é em grande parte tropical, com temperaturas quentes o ano todo.

Flora e fauna

A Colômbia tem áreas cobertas por mangues, cerrado desértico, savana e floresta tropical. Entre os animais encontram-se a onça, a anta, o tatu, a jaguatirica, cervos, macacos e o raro urso-de-óculos. O país possui mais de 1.500 espécies de pássaros, desde o grande condor até o minúsculo beija-flor. Tartarugas, piranhas, crocodilos e enguias-elétricas vivem nas águas do país.

População

Cerca de metade dos colombianos é mestiça, ou seja, composta por descendentes de europeus e indígenas. Cerca de um quinto tem ascendência africana e europeia, e outro quinto é de brancos. Há grupos menores de negros e de indígenas. As línguas faladas são o espanhol e idiomas indígenas. A maior parte da população é católica. Mais de três quartos dos colombianos moram nas cidades, a maioria na região oeste.

Economia

A economia é baseada nos bancos e em outros serviços, na agricultura e nas manufaturas. Os maiores cultivos são: cana-de-açúcar, batata, arroz, banana, milho e café. Existem plantações ilegais de coca e de maconha, que servem para a fabricação de drogas. A Colômbia também é um importante criador de gado. O setor industrial é mais focado na produção de alimentos, bebidas, têxteis, produtos químicos e maquinaria.

A Colômbia tem importantes recursos naturais, entre os quais petróleo, gás natural, níquel, ouro e esmeraldas. O petróleo é o principal item de exportação.

História

Os primeiros habitantes da atual Colômbia eram diversos grupos indígenas, em especial os chibchas. No começo do século XVI, depois das viagens de Colombo para a América, os espanhóis começaram a conquistar a região, à qual chamaram Vice-Reino de Nova Granada. Eles impuseram sua língua, sua religião, seus costumes e suas leis aos indígenas.

No fim do século XVIII, os colonos espanhóis de Nova Granada começaram a se rebelar contra a autoridade da Espanha. Em 1819, essa região obteve a independência. Tornou-se uma república conhecida como Grande Colômbia, que compreendia o que hoje são a Colômbia, o Panamá, a Venezuela e o Equador. Em 1830, a Venezuela e o Equador deixaram essa república.

Os partidos políticos Conservador e Liberal começaram a se enfrentar. O conflito chegou ao ápice durante a Guerra dos Mil Dias, que durou de 1899 a 1903. Depois da guerra, o Panamá conquistou sua independência da Colômbia com a ajuda dos Estados Unidos, que puderam construir o Canal do Panamá em condições mais favoráveis, sem a interferência colombiana.

A violência política irrompeu de novo em 1948. Durante nove anos de guerra civil, 300 mil colombianos morreram. Em 1957, os partidos Conservador e Liberal aceitaram dividir o poder. Esse acordo durou até 1974. Desde então, a Colômbia vem sofrendo a violência de grupos políticos rebeldes, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), e dos traficantes de drogas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.