A Copa América de Futebol é um torneio que reúne seleções de países da América do Sul. É o campeonato de seleções mais antigo do mundo, atualmente realizado de quatro em quatro anos.

O primeiro campeão

A primeira Copa América aconteceu em 1916, na Argentina, em comemoração do centenário da independência daquele país. No mesmo ano, foi criada a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que organiza o campeonato até hoje.

O país que ganhou o primeiro torneio foi o Uruguai, numa partida disputada contra a Argentina. O Brasil ficou em terceiro lugar.

As regras do torneio já mudaram muitas vezes. Ele já foi realizado de dois em dois anos e teve um número fixo de seleções inscritas, restringindo a participação às dez maiores associações de futebol da América do Sul: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai.

Mudanças

Em 1975, o torneio, que antes era conhecido como Campeonato Sul-Americano, passou a ser chamado oficialmente de Copa América.

Em 1993, abriu a participação a convidados de outras confederações, já tendo contado com seleções do México, da Costa Rica e do Japão.

Em 2011, a seleção do Uruguai ganhou a Copa América pela décima quinta vez. Até então, a Argentina ganhou o torneio catorze vezes, e o Brasil ganhou oito vezes. Em 2015 o anfitrião do 44° torneio será o Chile, que pela sétima vez estará a cargo da organização.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.