Copa Davis é um torneio anual de tênis por equipe. Seu nome oficial é Troféu Desafio Internacional de Tênis.

O troféu foi doado em 1900 pelo americano Dwight F. Davis, para uma competição entre as equipes dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha. O próprio Davis jogou no time americano vencedor dos dois primeiros troféus, em 1900 e 1902. No começo, as rodadas da Copa Davis foram compostas de quatro jogos individuais e um jogo de duplas. Em 1904, a Bélgica e a França entraram na competição. Só tenistas amadores podiam participar.

Desde 1912, o torneio está sob a supervisão da Federação Internacional de Tênis e tem crescido em proporções internacionais, com o mundo dividido em várias zonas e campeões jogando entre si para entrar na fase final. A partir de 1970, jogadores profissionais registrados em associações nacionais foram autorizados a competir. Até a década de 1980, a Austrália, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a França dominavam a competição.

Atualmente, a Espanha, os Estados Unidos, a Argentina e a República Tcheca são os países que mais se destacam no torneio. O tenista brasileiro Gustavo Kuerten foi campeão da Copa Davis em 1994, na categoria juvenil, em quadra de saibro.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.